Por que empreendedores buscam mentorias?

Dizem que empreender é uma jornada para o desconhecido. Por mais elaborado que seja um plano de negócio ou um planejamento estratégico, a verdade é que empreendedores se deparam constantemente com o novo: novo problema, novo desafio, nova barreira e novas soluções. Se para uns essa incerteza causa medo, para outros ela é o combustível que os move. Exatamente por isso há aquelas pessoas que se apaixonam pelo empreendedorismo.

Para conseguir vencer cada problema que surge e ultrapassar barreiras, empreendedores fazem cursos, se especializam, leem, estudam, compartilham experiências, trocam informações e por aí vai. No entanto, chega um momento – e às vezes o profissional percebe isso logo cedo – que é preciso contar com ajuda de alguém que conheça o caminho das pedras e tenha as ferramentas certas. Para isso, existe a mentoria para empreendedores.

O que exatamente é uma mentoria?

No artigo O que é Mentoria na Gestão de Negócios?, explicamos que o viés da mentoria é 100% profissional. Mentores são pessoas focadas em incentivar a autonomia especialmente para que o mentorando torne-se o protagonista de seu negócio (ou seja, seja ativo e não reativo ao que acontece).

A mentoria para empreendedores, assim como para qualquer outro profissional, é sempre conduzida por alguém experiente e com conhecimento em todo o processo a ser analisado. Para quem empreende, contar com o auxílio de um mentor é extremamente importante, uma vez que esses profissionais trabalham principalmente com o pensamento estratégico.

Pensar estrategicamente é trazer para o presente a visão de futuro. Com isso, o empreendedor se prepara melhor para lidar inclusive com os riscos que poderão afetar o negócio. Aqui não nos aprofundaremos no pensamento estratégico, mas se o assunto interessar, disponibilizamos um eBook que explica melhor como você pode introduzir o pensamento estratégico no seu negócio, mantendo-o vivo, saudável e em crescimento.

Bom, mas além do que foi citado até aqui, existem outros motivos pelos quais o empreendedor deve procurar um mentor, conforme veremos.

Quais as vantagens da mentoria para empreendedores?

Ao trazer um olhar estratégico para o negócio, o mentor faz o empreendedor analisar o ambiente interno e externo de uma maneira mais aprofundada. Ao fazer isso, o dono do negócio consegue tomar decisões mais embasadas. Para muitos, empreender é arriscar e dar tiros no escuro, mas a mentoria para empreendedores mostra que é possível – e essencial para a sobrevivência da empresa – que o empreendedor prepare-se para os buracos que encontrará no caminho.

Um mentor, por ser uma pessoa com experiência, já passou por muitos dos problemas enfrentados por empreendedores. Sendo assim, o trabalho da mentoria é também o de evitar que donos de negócio caiam em armadilhas comuns ou tomem decisões precipitadas e sem a correta análise. Por esse motivo, também dizemos que mentoria para empreendedores ajuda a desbloquear comportamentos que possam estar impedindo o sucesso da empresa (os quais em longo prazo podem ser fatais).

Outro aspecto positivo de ter o auxílio de um mentor é a perspectiva diferente que o profissional traz ao analisar o negócio. Um dos desafios de empreender é o de ter uma visão 360º, ou seja, conseguir olhar para todas as possibilidades e áreas de uma organização. O mentor, devido à experiência, consegue perceber e apresentar novas perspectivas, além de mostrar pontos de atenção que provavelmente passariam despercebidos por um empreendedor sem experiência.

Ainda, um mentor capacitado analisa o ciclo de vida do negócio e define práticas de gestão que acompanharão a empresa em sua jornada evolutiva e, claro, possibilitarão melhores resultados. Em suma, ter um mentor pode significar a diferença entre fracasso e sucesso, entre cometer erros (porque eles fazem parte) e sofrer as consequências ou ser capaz de lidar com eles sem que afetem o desenvolvimento do negócio.

Quais as características de um empreendedor que busca por mentoria?

Até aqui vimos o que é e quais as vantagens da mentoria para empreendedores. Apesar dos pontos positivos citados, muitos que estão no empreendedorismo ainda não se deram conta da importância que uma mentoria bem conduzida tem para a perenidade do negócio.

O empreendedor que busca por mentoria é aquele que entende que o caminho para o crescimento tem seus altos e baixos, mas que não se conforma com isso, pois compreende que é possível potencializar os “altos” e não deixar os “baixos” impactarem tão negativamente a empresa.

De um modo geral, mentoria é procurada por empreendedores que:

  • Querem ter um equilíbrio no esforço para gerir o negócio;
  • Entendem da importância de ter uma visão voltada ao futuro (pensamento estratégico);
  • Querem entender a jornada de evolução empresarial para melhor prepararem-se para os próximos passos; e
  • Sabem da importância de tomadas de decisão com embasamento.

Além do citado, os profissionais abertos ao processo de mentoria são aqueles que querem fazer o negócio trabalhar para eles, e não o contrário. Além disso, são empreendedores que entendem que cada estágio de evolução de uma empresa tem desafios que podem ser superados com conhecimento e ferramenta certos. E são justamente os bons mentores que conhecem desses desafios e sabem quais estratégias e metodologias adotar para vencê-los.

Como encontrar uma boa mentoria para empreendedores?

O mercado possui diversos mentores e empresas especializadas em mentoria para empreendedores. O importante é ter em mente que o trabalho deve ser realizado por alguém com experiência. Então, antes de firmar um contrato de mentoria, analise o quão experiente em gestão de negócios é o profissional, bem como quais suas competências e trajetória.

Além disso, é importante ter em mente que a mentoria para empreendedores, para ter os resultados desejados, deve basear-se em uma metodologia sistêmica. O mentor deve apresentar ações com prazos definidos, entendendo, claro, que tudo pode ser adaptável.

Concluindo

Como empreendedor, inevitavelmente você cometerá erros. Por isso, veja o mentor como um investimento no seu desenvolvimento pessoal e no seu negócio, pois ele ajudará você a evitar as armadilhas comuns e norteará melhor as ações necessárias para o crescimento e sustentabilidade da sua empresa.

Neste artigo destacamos os pontos que consideramos como mais importantes sobre a mentoria para empreendedores. Caso você queira saber como funciona o trabalho, entre em contato conosco. E para outras dicas sobre gestão acesse o Glicando, o blog da Glic Fàs.

Créditos imagem: Pixabay por Mike Foster

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer entrar na discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *