Glicfas importancia da marca

A importância da marca para atrair e fidelizar clientes

O seu público-alvo tem uma variedade de escolhas à disposição. São empresas que em um primeiro momento, aos olhos de clientes/consumidores, fazem exatamente a mesma coisa que você. Justamente para conseguir se destacar e diferenciar dos demais concorrentes é que qualquer negócio deve dar atenção especial à marca.

De uma maneira bem simples, marca é aquela percepção que as pessoas têm sobre um serviço, produto, causa, ideia ou empresa. Por isso, ao pensar em criar uma marca deve-se pensar em criar uma identidade que cause a percepção desejada na mente do público-alvo.

Em outra oportunidade contamos como surgiu o nome Glic Fàs. Na ocasião, apresentamos como um nome pode ser crucial para um negócio (se você não leu o artigo, veja aqui). Agora queremos dar um passo adiante e falar sobre a marca não apenas como um termo, logotipo ou símbolo. Muito mais do que isso, a marca é a maneira de conectar-se emocionalmente com clientes/consumidores.

Ao criar uma identidade é preciso entender que ela reforçará o relacionamento entre empresa e seu público. Aliás, é exatamente este relacionamento que é tido como o cerne de uma marca bem-sucedida. Portanto, ao falarmos da importância da marca devemos entender que assim como ela deve representar missão, visão e valores da sua organização, todas as tomadas de decisão e ações de gestão a afetam positiva e negativamente.

Em outras palavras, isso significa dizer que a partir do momento que sua marca se torna pública as ações da empresa devem ser pautadas pelos padrões e expectativas que a marca transmite. Em um artigo para o The Marketing Journal, Philip Kotler, considerado o guru do marketing, destaca que a construção de uma marca não deve iniciar pela sua identidade (como logo e nome), mas sim pelo seu propósito. Será este propósito que deverá direcionar as ações de gestão do negócio.

Ainda no mesmo artigo, Kotler menciona que toda marca deve ter um padrão claro de posicionamento, diferenciação e integridade. Isso reforça ainda mais o fato de que a marca possui valor agregado, ou seja, não deve ser apenas um nome em sites, prateleiras de supermercado ou embalagens de produtos. Por isso, batemos na tecla de que para sua marca criar conexões emocionais com seu público-alvo, tudo que acontece em sua empresa deve respeitar o propósito que ela quer transmitir.

Para ficar mais claro, lembre-se de quatros características que marcas devem representar:

  • Benefícios: resultado esperado com o uso do produto ou contratação de um serviço.
  • Atributos: características do produto e/ou serviço.
  • Valores: aquilo que seu público valoriza, como sustentabilidade, igualdade social etc.
  • Personalidade: repassada ao público por meio de propagandas, redes sociais, textos, e-mails etc.

Isso significa que a marca deve ser também um direcionador sobre como sua equipe deve agir para cumprir com os objetivos estratégicos, os quais, por sua vez, devem estar alinhados aos propósitos da marca. Assim, cada ponto de contato entre público-alvo e sua empresa deve ser vista como uma oportunidade de aumentar tanto a consciência da marca quanto a fidelidade do seu cliente.

Para encerrar, caso você esteja criando uma empresa ou precise reforçar sua marca no mercado, pense em quatro questões:

  1. O que sua empresa está tentando alcançar?
  2. Qual valor sua empresa agrega ao seu público-alvo?
  3. Você consegue resumir o que sua empresa faz em uma frase?
  4. O objetivo da sua empresa é facilmente entendido tanto por um stakeholder como seria para pessoas de outra área?

A partir do momento que ocorre o entendimento de que a marca é muito mais que um nome, fica mais fácil entender que as ações da sua empresa devem respeitar a mensagem que sua marca quer transmitir. Desse modo, a organização consegue não apenas atrair clientes/consumidores, mas mantê-los fieis a ponto de que eles se transformem no que Kotler chama de advogados da marca.

Créditos: imagem do freepik.com

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Patricia C. Cucchiarato Sibinelli
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