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Para definir o futuro, foque na cultura!

Se a mudança é realmente a única coisa constante que temos na vida, a gestão de projetos nas empresas sabe exatamente do que se trata estar em transformação constantemente. Com mudanças na tecnologia, introdução de novas ferramentas e aumento do trabalho remoto, gerenciar projetos exige estar atualizado às novas práticas e tendências.

Somado a tudo isso tem o fato de que organizações já entenderam que precisam inovar e ser ágeis nas tomadas decisão para sobreviverem. Elas precisam de boas ideias e “de pessoas com habilidades e mentalidade para concretizar essas ideias com projetos grandes e ousados – ou correm o risco de ficar para trás”.

A frase foi extraída de uma publicação do PMI (Project Management Institute) com o título de “Ahead of the curve: forging a future focused culture”. O artigo comenta sobre as tendências em gestão de projetos para o ano. Para 2020 o foco é a cultura.

Gestão de projetos e a cultura corporativa

Basicamente, é fundamental entender que a cultura de uma organização é sua personalidade. Isso significa que se podemos ter duas empresas oferecendo os mesmos serviços ou produtos, não existem duas com a mesma cultura.

A cultura é composta de crenças, valores e normas e é uma força muito poderosa que influencia a maneira com a organização opera. Ela reside em todas as áreas da empresa, influenciando a dinâmica de como as pessoas desempenham, se relacionam e percebem o impacto da organização em suas vidas.

“Compreender a cultura da sua organização é fundamental para a execução de projetos bem-sucedidos”, conforme cita um outro artigo publicado no site da PMI. No mesmo paper, o autor menciona que os projetos têm maior probabilidade de sucesso quando:

  • Começam com a premissa de que as organizações estão vivendo sistemas sociais;
  • Avaliam, identificam-se e alinham-se com a cultura principal da organização;
  • Vinculam-se diretamente à estratégia da organização;
  • Alinham-se com iniciativas de cultura e liderança;
  • Entendem que todas as organizações têm uma cultura principal e subculturas. A chave é que a cultura do projeto deve funcionar a serviço da cultura principal da organização.

Ainda, como diz o mesmo texto, “quanto mais um líder de projeto entender o conceito de cultura, mais eficaz ele será para obter apoio e orientar o projeto através da miríade de labirintos da organização”.

Cultura como fonte de sucesso para gestão de projetos

A cultura organizacional é a estrutura na qual um gerente de projeto e uma equipe devem trabalhar. Todos os elementos de um projeto – dos processos à liderança, estilos de gerenciamento, comunicação, tolerância a riscos etc. – são influenciados por normas culturais em uma empresa.

É também a cultura que afeta os tipos de projetos executados por uma organização. Isso acontece porque, na essência, todos os projetos devem estar alinhados com os objetivos estratégicos. E não apenas essa questão ajuda a organização a agregar mais valor aos negócios, mas faz com que equipes estejam mais comprometidas com um projeto se o mesmo refletir a história de uma empresa.

Bom, mas se por um lado a cultura é importante para a gestão de projetos, por outro, empresas que têm a cultura do gerenciamento de projetos conseguem estar um passo à frente.

“Na busca por avançar”, diz o artigo da PMI, “os executivos seniores estão cada vez mais reconhecendo a necessidade de líderes de projetos altamente qualificados. Mais de dois terços (69%) dos profissionais de projetos dizem que sua liderança sênior valoriza muito o gerenciamento de projetos e quase metade (46%) das organizações prioriza o desenvolvimento de uma cultura que valorize o gerenciamento de projetos”.

Habilidades para projetos de sucesso

Para apoiar projetos de sucesso, os dados trazidos pelo PMI mostram que as organizações estão priorizando os seguintes aspectos do desenvolvimento de talentos:

  • Habilidades técnicas – 68%
  • Habilidades de liderança – 65%
  • Habilidades de negócios – 58%
  • Habilidades digitais – 50%

Conforme diz o artigo, os profissionais de projetos deverão aceitar muito mais do que a tripla restrição de escopo, tempo e orçamento. Os dados mostram que a maioria das organizações coloca uma ênfase quase igual no desenvolvimento de habilidades de liderança, assim como habilidades técnicas (65% e 68%, respectivamente). “Isso está levando a um novo conjunto de habilidades de poder focadas na construção de relacionamentos fortes”.

Com relação à cultura, a publicação cita a porcentagem de organizações que dão mais ênfase a uma cultura que:

  • É centrada em fornecer valor ao cliente – 70%
  • É receptiva ás mudanças organizacionais – 53%
  • Investe em tecnologia – 53%
  • Valoriza a gestão de projetos – 46%

Como você pode ver, em uma época em que o cliente é o rei, 70% dos pesquisados dão mais prioridade a criar uma cultura cujo foco seja o de colocar o cliente no centro das atenções.

“Uma excelente proposta de valor para o gerenciamento de projetos é encontrar maneiras de reduzir os problemas da organização e dos clientes”, diz Matthew Klein Jr., PMP, diretor sênior do escritório de gerenciamento de projetos corporativos (EPMO) da Farasis Energy, Half Moon Bay, Califórnia (EUA).

Segundo a publicação, este é o motivo pelo qual os profissionais de projetos estão incorporando uma mistura de práticas de projeto. Por exemplo, “59% das organizações relatam usar o design thinking pelo menos uma parte do tempo para explorar e resolver problemas”.

Concluindo

O gerenciamento de projetos é a aplicação de habilidades, conhecimentos e ferramentas para planejar, lançar, executar e gerenciar o trabalho de uma equipe para atingir metas específicas dentro de prazos estabelecidos. Quando alinhados à cultura, projetos conseguem apoiar no atingimento do planejamento estratégico, uma vez que são eles (os projetos) que facilitam a execução do plano.

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Créditos imagem: Unsplash por Austin Distel

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Patricia C. Cucchiarato Sibinelli
  • Diretora Executiva
  • Mentoria em gestão de negócios.
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